top of page

CUIDADO PALIATIVO

É plural
É multi
É simples mas é composto
É do reino da ternura
E é do reino do conhecimento

É exigente, intenso, presente
Requer amor, atenção, intenção
Paliar não é curar
É acolher
É assistir
É respeitar
É coordenar condutas
É mostrar opções
Paliar é como o nosso viver
É como o viver do outro
Uma busca ativa para aliviar o sofrimento, fazer boas escolhas, não julgar, entender biografias e ir em paz!

Tanya Mader (escrito durante o III Simpósio Mineiro de Cuidados Paliativos, 2017 )

Diálogos com a Arte

A arte eterniza as emoções e traduz os sentimentos. A arte expressa dor, amor, saudade, alegria, tristeza, paz, sofrimento, angústia, frustração. A arte é bela e necessária.

Através desse espaço, poderemos trocar experiências mais ou menos sofridas, mais ou menos leves. Esse é o lugar onde os Cuidados Paliativos serão desvelados em palavras, desenhos, imagens, música. Um lugar onde a Tanatologia será bem vinda e adornada por quem sente o que se passa, decifrada por quem vive as fortes emoções do cuidado do outro em terminalidade.

Nesse espaço poderemos SER! Poderemos compartilhar com nossos pares nossas vitórias, nossos fracassos, nossas alegrias e nossa tristeza.

Sintam-se a vontade para contribuir com sua arte para o crescimento dessa área de atuação, para fazerem uma catarse das emoções que vocês vivem e para ilustrarem sua jornada. Tragam a arte para perto da gente. Arte que fala da vida e da morte, que respira lições, que envolve pessoas que trabalham para o alívio do sofrimento humano. Arte que apazigua nossas dores enquanto profissionais que lidam com lutos, perdas, mortes, sofrimentos e angústias.

Não tem nada mais vivo que a Arte.

Venham! Dialoguem conosco!

bottom of page